Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por De Arrascaeta, Jorginho e Pedro, ainda no primeiro tempo. O Verdão marcou com Vitor Roque e Gustavo Gómez. O zagueiro diminuiu o placar nos acréscimos da segunda etapa.
Com a vitória, o Fla igualou os 61 pontos do Palmeiras, mas continua na vice-liderança do Brasileirão. A equipe alviverde permanece na ponta por ter uma vitória a mais no critério de desempate.
A partida foi marcada por desentendimentos entre jogadores e revolta contra a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio. O ápice dos protestos ocorreu com a marcação do pênalti para o Flamengo, na etapa inicial.
Em 90 minutos, o Flamengo finalizou apenas quatro vezes contra a meta do Palmeiras, sendo três no alvo e balançando a rede. O clássico contra o time alviverde foi uma amostra da letalidade do atual ataque flamenguista, que ultrapassou a marca de 110 gols em 2025.
O Flamengo volta a campo na quarta-feira, pela Libertadores, contra o Racing, também no Maracanã. O Palmeiras tem a LDU na quinta-feira pela mesma competição, em Quito, no Equador.
Tensão e revolta com arbitragem
A partida no Maracanã começou com os ânimos exaltados e forte pressão sobre a arbitragem. Logo nos primeiros minutos, houve intensa reclamação dos jogadores do Palmeiras após o lance em que o chileno Erick Pulgar teria pisado na canela de Maurício. O desentendimento evoluiu para empurrões entre atletas das duas equipes.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio optou por distribuir cartões amarelos para Maurício e Pulgar, tentando controlar a situação, mas a revolta dos palmeirenses com as decisões iniciais da arbitragem seguiu durante toda a partida.
Flamengo letal após lambança
O Fla se mostrou letal ao construir uma vantagem de 3 a 1, mesmo após protagonizar uma "lambança" que permitiu o empate do Verdão. A equipe abriu o placar com uma finalização precisa de Arrascaeta, após excelente jogada de Pedro.
No entanto, o momento de desorganização veio logo em seguida, quando o zagueiro Léo Ortiz saiu para atendimento médico e o técnico Filipe Luís não conseguiu realizar a substituição a tempo. Irritado com o médico que não deu o sinal para a troca, o treinador viu o time levar o gol de empate de Vitor Roque, jogando com um a menos em campo.
Apesar do erro de comunicação, o Rubro-Negro rapidamente superou o susto e retomou as rédeas da partida com dois gols em sequência. A virada foi construída a partir de um pênalti polêmico sofrido por Pedro, que Jorginho converteu com categoria.
A vantagem foi ampliada em seguida, aproveitando um erro do Palmeiras: Pedro desarmou o volante Aníbal Moreno na intermediária e saiu livre para fazer o terceiro gol, antes do intervalo.
Andreas apagado e vaiado
O retorno de Andreas Pereira ao Maracanã, seu antigo palco, foi marcado pela hostilidade da torcida e por uma atuação discreta do meio-campista do Palmeiras.
Em campo, o jogador não conseguiu ter o protagonismo esperado, passando grande parte do tempo apagado e sem conseguir criar jogadas ofensivas de impacto para a equipe alviverde.
Sua participação foi encerrada quando o técnico Abel Ferreira optou por sua substituição por Veiga, momento em que o jogador deixou o gramado sob ensurdecedora onda de vaias da torcida rubro-negra.
Palmeiras esboça reação nos acréscimos
Nos minutos finais da partida, o Palmeiras desenhou uma reação tardia que colocou pressão no Flamengo e no placar.
O lance decisivo ocorreu nos acréscimos, quando Vitor Roque acionou Facundo Torres, cujo chute cruzado foi defendido por Rossi. No rebote, no entanto, o zagueiro Gustavo Gómez se comportou como centroavante e apareceu na área para diminuir a desvantagem para 3 a 2.
Nos lances seguintes, a equipe palmeirense ainda conseguiu puxar dois contra-ataques rápidos, mas a pressão foi interrompida de forma definitiva quando o árbitro Wilton Pereira Sampaio encerrou a partida, garantindo a vitória do Rubro-Negro.
Ficha técnica
Flamengo 3 x 2 Palmeiras
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 19/10/2025, às 16h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro, 29ª Rodada
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Público: 71.651 torcedores
Cartões amarelos: Alex Sandro, Erick Pulgar (FLA); Maurício, Gustavo Gómez (PAL)
Cartão vermelho: Piquerez (PAL)
Gols: De Arrascaeta, 9'/1ºT (1-0); Vitor Roque, 24'/1ºT (1-1); Jorginho (pênalti), 41'/1ºT (2-1); Pedro, 44'/1ºT (3-1); Gustavo Gómez, 48'/2ºT
Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (Saúl) e Jorginho; Luiz Araújo, Arrascaeta (Plata) e Samuel Lino (Carrascal); Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven (Facundo Torres), Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno (Emiliano Martínez), Andreas Pereira (Raphael Veiga), Maurício (Allan) e Felipe Anderson (Sosa); Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
Classificação e jogos
Fonte: Uol

0 Comentários