Prefeitura e Ufes investigam morte de mais de 200 cachorros em Muqui
Mortes foram registradas nas duas últimas semanas; animais começaram a aparecer com sintomas como secreção nasal e ocular, tremores musculares e paralisia
Coletas de sangue foram colidas no último sábado (19) Crédito: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente de MuquiA Prefeitura de Muqui, no Sul do Espírito Santo, e profissionais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que atual no Hospital Veterinário da instituição estão investigando qual doença pode estar causando a morte de cães no município nas últimas duas semanas. Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Priscila Durant Binott, mais de 200 animais já morreram.
A secretária disse que os cães começaram a aparecer com sintomas como secreção nasal e ocular, tremores musculares e paralisia. Os casos começaram a surgir há duas semanas e rapidamente os animais evoluíram para a morte.
Entre os cachorros mortos há animais em situação de rua e domésticos. Um desses casos, levado pelo dono a laboratório particular, testou positivo para cinomose. Porém, apesar dos sintomas parecidos, a evolução rápida da doença para a morte levantou suspeita dos pesquisadores da Ufes, que acreditam que possa ser outra doença.
Priscila Durant BinottSecretária Municipal de Meio Ambiente de Muqui
No último sábado (19), membros do Hospital Veterinário da Ufes recolheram amostras de sangue de 40 animais no município. “Os resultados devem sair ainda nesta semana. Com isso, podemos avaliar o que será feito. A orientação neste momento é manter os animais em casa e sem contato com os de rua”, disse a secretária.
Alguns cães foram levados com convulsões para hospital, em Alegre, e alguns corpos de animais mortes estão passando por necropsia pela equipe da Ufes. Em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Muqui pelo número: (28) 99932-6684.
Fonte: agazeta.com.br
0 Comentários